quarta-feira, 3 de março de 2010

Curso ESSEC

Quem me indicou esse curso foi uma professora da ESPM - Roberta Campos - Obrigada!!


A ESSEC é uma escola de administração reconhecida pela seu expertise em Businnes. O tema do curso que participei foi Inovação e Cultura.


Antes da palestra, foi servido um café da manhã típico francês :o) Leia-se: croissant, pain au chocolate, café et thé. Tinha um suco que a embalagem apresentava o sabor como sendo "laranjas do brasil"...fui provar toda empolgada, mas não adianta! Os sucos de caixinha daqui são bemmm ruins!




A estrutura do auditório era excelente, mas o evento começou com um atraso de mais de 15 minutos. Agora que tenho um pontualidade britânica, aprendi a chegar com antecedência em todos os meus compromissos e isso me incomoda um pouco...


Enfim, o título da conferência era: "Innovation et Culture: une tradition innovante, un oxymore pour reinventer les acteurs culturels de demain." Os palestrantes eram: Jean-Claude Tarondeaeu (professor da ESSEC) e Vicent Puig (diretor do IRI/Centre Pompidou).

O primeiro palestrante falou sobre as Óperas (com foco na administração do negócio, Ópera como instituição de cultura). Ele deu exemplo de como funciona a administração e inovação em outros estados/países. Mas resumindo o que ele falou especificamente sobre Paris/países da Europa em geral:

- recebem bastante investimento do Governo (subsídios)
- a tradição freia a inovação (o enorme apego e valorização do que é antigo)

Já o outro palestrantes contou um pouco sobre as experiências que o Centro Pompidou vem realizando nos últimos anos com o intuito de interagir com o público visitante e enriquecer a obra. Eles estão usando a tecnologia colaborativa na web (chats, bates papos e uso de outras mídias sociais que permitem a troca de informação dos usuários sobre obras e exposições realizadas pelo Instituto).

Realmente, temos ido a vários museus pela Europa e dá para notar que a tecnologia está cada vez mais presente. Em todo o lado tem audioguide (gratuito ou pago que geralmente oferece diferentes opções de idiomas). No fim das exposições costuma ter algum computador onde você pode realizar pesquisas sobre o acervo do museu, ou então, pode também enviar um link para os seus amigos dividindo a experiência que teve ao longo da exposição. Bem interessante!

Quem tiver mais interesse sobre o tema é só perguntar mais coisas...eles disponibilizaram o resultado de uma pesquisa realizada pelo CLIC (Club Innovation et Culture) que analisou 150 museus e centros culturais franceses (de tamanhos variados). O objetivo desse clube é introduzir mais tecnologia nos museus franceses que já são conhecidos pela sua tradição.

43% dos museus estão no Facebook (que aqui é super famoso. Eles quasem não usam Orkut...nem aparece na pesquisa por exemplo).

Um representante do CLIC também fez uma breve apresentação. Ele disse que os dois primeiros dispositivos de Iphone voltados especificamente para um museu foram criados na França. Nessa hora, todos os ouvintes da palestra ficaram super orgulhosos hahaha



Para finalizar, uma frase que achei bem interessante: "A cultura é o que diferencia o homem do animal" - Hervé Mathe (Diretor do ISIS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...