quarta-feira, 24 de março de 2010

Curiosidades de Paris


1) Por essas e outras que me sinto bem segura em Paris.



 Já imaginou alguém passeando com uma TV de 40” dentro do metrô??


2) Jantares à francesa


Fomos convidados para 2 jantares na casa de franceses. Amei o convite, em primeiro lugar, por serem amigos queridos e, em segundo lugar, por participar um pouco mais do dia-a-dia deles.


O primeiro jantar foi na casa da Elisabeth e do Tio Paulo. Enquanto conversávamos, fomos petiscando pistaches (que aqui é bem comum). Depois, eles serviram uma salada que é a especialidade do Tio Paulo e, em seguida, comemos um veau delicioso (=cordeiro). Após o prato principal, os franceses têm o costume de comer queijo. Achei interessante! A Elisabeth preparou mil opções de sobremesa bem gostosas...


 O nosso encontro foi ótimo! Eles são super agradáveis!
 O segundo jantar foi na casa dos pais do Remi. Eles são super fofos! A Tia Claudine preparou boeuf bourguignon. Hum :o) Igual do filme “Julie et Julia”. Depois veio a tábua de queijos de diferentes regiões para provarmos um pouquinho de cada acompanhado de pão francês. De sobremesa, bolo de chocolate caseiro e um doce de frutas vermelhas. Nota 10! O Tio Christian ainda nos deu uma garrafa de suco de maçã feito com frutas plantadas na casa deles.




Ah! Obviamente sempre com um vinho para acompanhar...A comida francesa é muito boa!

3) Poemas no Metrô


Em TODOS os vagões do metrô, nas extremidades dos carros, vocês podem encontrar um poema.

Existe um concurso da RATP (empresa francesa de transporte) aberto para o público em geral. Qualquer interessado pode enviar sua sugestão de poesia. Existe até um júri para avaliar as correspondências recebidas e as melhores são colocadas nos metrôs. De 6 em 6 meses, eles mudam as mensagens. Super interessante, né? Foi a professora que me contou essa curiosidade.


4) Passages


As passages são uns espaços muito típicos de Paris. É uma espécie de galeria que você pode encontrar principalemente na região os Grands Boulevards.


Segue um link com endereços e mais informações: http://fr.wikipedia.org/wiki/Passages_couverts_de_Paris


Eu fui numa muito bonitinha que se chama Passage Jouffroy. Lá, tinham umas lojas que vendiam tudo o que você possa imaginar em miniatura. Não sei exatamente qual a utilidade, mas é bemmm meigo!! Tinha Pringles, Coca-Cola, super-heróis, coisas de casa (cadeira, mesa), instrumentos musicais, materiais de jardinagem, enfim...tudo era muito mini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...