quarta-feira, 10 de março de 2010

Noruega "abaixo de zero"


Chegamos um pouco em cima da hora do nosso vôo, mas como ele também estava atrasado, deu tudo certo!

Mais uma viagem Ryannair (+ ou - 2 horas). Vamos ganhar um cartão fidelidade :o) Apesar que eu vi um avião da companhia concorrente (Wizzair) e fiquei de olho...é mega rosa! hahahah


Antes de pousar, já dá para sentir o clima da cidade...tudo branquinho, branquinho! Tinha até um pouco de neve na pista.

O aeroporto das companhias low-cost em Oslo é bemmm longe (120 Km) do Centro. Mas tem esquema de ônibus tranquilo e o padrão também é melhor do que os outros que já fomos até agora. (ex.: Paris Beauvais)


Descemos na Central Station que é cheia de shoppings ao redor. Deve ser por causa do frio...shopping acaba sendo um bom programa. Fomos andando com a nossa mini-malinha pela neve. (fomos, leia-se Nando...rs!)

+ Karl Johnas Gate (uma rua cheia de lojinhas. O guia indicou a loja Steen & Strom que é uma loja de departamento famosa na Noruega)

+ Nos deparamos com essa publicidade ao ar livre --> Alice no País das Maravilhas ou Alice no País dos bueiros??!!


+ Parlamento (na língua deles = Stortinget)


+ National Theatre (em frente estava com uma pista de patinação no gelo)


+ Castelo Real (= Slottet) Só tinham 2 guardinhas fazendo a segurança da casa do Rei. Pelo menos pelo lado de fora...isso nos passou a sensação da cidade ser bem segura. Esses 2 guardinhas ficavam andando de um lado para o outro (para não congelar, né?). Brincadeiras a parte, isso nos chamou atenção!! A casa do rei não tem muro com 1.000 metros de distância...é no meio da cidade, um grande palácio óbvio, mas sem grandes barreiras.


Observação: reparem ao fundo o trator tirando a neve. Tem trator espalhado por toda a cidade! Tem até um trator-metrô...

+ Restaurante Lorry (um norueguês típico. Dica da moça do nosso hotel. Muito bom!!)

+ Porto (=Akkerbrygge. Lugar movimentado...com shows e restaurantes abertos até tarde)

+ Fortaleza (=Akersus)

Conhecemos os principais pontos turísticos a pé e debaixo de neve. Mas foi bem tranquilo. Achávamos que o frio estaria muito pior...

No dia seguinte, comprarmos um Day-Pass (24 horas) pois fomos em pontos mais afastados. E valeu a pena pois nevou bastante, sem parar, o dia todo!

Bom saber: É melhor comprar os tickets nas lojas Deli de Luca, 7-Eleven ou Narvesen pois sai mais barato do que comprar no trem. Essa dica estava no Guia What's on Oslo. Assim que você chegar no aeroporto pega esse guia pois é bom e gratuito. Mas caso você esqueça, não se preocupe pois ele é facilmente encontrado nos pontos turísticos também.

+ Vicking Museum

Navios, trenós, roupas, acessórios, espadas, armamentos...lá você conhece um pouco da história da Era dos Vickings. Confesso que esperava mais, o museu não é muito grande, mas é bem informativo.



+ Lanche delícia!!!! Nós não entramos no Maritime Museum, mas fomos conhecer a lojinha (eu e a minha tara por lojinha de museu....acabei comprando um navio vicking decorativo de presente para a nossa casa) e fomos dar uma olhada no café pois a fome já estava batendo. Senti um cheiro muito bom, perguntei para a atendente o que era...vejam a foto. Não sei muito como explicar. É o waffle deles com uma geléia de raspaberry . hummmm! Não deixem de ir no café do museu. Já o museu....eu não conheço! hahahah



+ Fram Museum
Muito legal! Conta a história das exposições para a Antártida e Pólo Norte. Entramos no barco do Fram (super-mega-giga). Eles ficaram presos por 3 anos no Polo Norte pois o barco não se mexia nas águas congeladas. Que tédio!!

+ Fomos até o topo da montanha ver a pista que está sendo construída para o Campeonato de Ski de 2011 (Holmenkollen). Isso é muito curioso!! Lá eles não precisam de lift para esquiar. Eles sobem com os equipamentos no metrô e descem esquiando. Sensacional!!

+ Vigelands Parking
Repleto de esculturas!!!


+ Nando resolveu brincar de guerrinha de neve....





+ Nobel Center


Infelizmente já estava quase fechando...tivemos 40 minutos para conhecer o museu. Achei bem interessante!! Além de contar um pouco da história do Obama, o museu também expõe o seu acervo sobre todos os prêmios anteriores.


+ Opera (construção moderna)



+ Nosso último programa foi a National Gallery. Sempre vale a pena! Tinha o quadro do Munch (O Grito)


+ Dicas gerais:


A moeda de lá é diferente - NOK. Algumas moedas (metal mesmo) têm um furo no centro.


As coisas lá são mais caras que em Paris, ou seja, um assalto!


O chocolate norueguês é uma delícia! (Melkesjokolade = ao leite)


As embalagens dos produtos são interessantes!! Achei uma água linda!

A língua deles é incompreensível, mas muita coisa tem tradução e a maior parte das pessoas fala inglês.

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei as novidades! Continuem mandando notícias....
bjs
Ana Cláudia

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...