quinta-feira, 11 de março de 2010

10 Pontos negativos de Paris

Até agora, só contei mil maravilhas da experiência que estamos tendo...

Resolvi, então, revelar o "lado ruim" de Paris:

1) Choques
É muito comum você levar choques quando encosta em outras pessoas ou coisas. Tem alguns choques que dá até para ouvir o estalo. Cuidado!!

2) Ventos loucos
A temperatura pode até não estar tão baixa, mas do nada surge um vento forte e muitooo frio daqueles que deixa o seu rosto bemmm vermelho e meio congelado...

3) Poeiras montras
As poeiras daqui são unidas. Uma amiga minha disse que na casa dela acontece a mesma coisa. Você limpa a casa num dia e, no dia seguinte, é até compreensível que ela esteja com algum pó e tal. Mas aqui não...surge, de forma inexplicável, um bolinho de poeira. Ou seja, você tem que limpar a casa toda hora!! Não dá para explicar direito...só vendo! Não é que a poeira seja grande, formam uns "mini-aglomerados"...sei lá. Terrível!

4) Restaurantes fechados
Cuidado com os domingos! Muitos restaurantes não abrem...Minha impressão é que o Quartier Latin e o Marais são lugares mais movimentados e com mais chance de oferecer restaurantes abertos no domingo.

5) Metrô cheio (e não é dos mais limpos)

Não é só no Rio que o metrô fica cheio na hora do rush...Aqui também!! A linha 1 (que é bem turística) até no fim de semana fica lotada! E nem ouse ficar parado na escada rolante do lado esquerdo que você vai ser xingado. Todos têm pressa no metrô, se você está com tempo e não precisa correr, se posicione do lado direito e abra espaço para os apressados.

6) Horários de fechamento
Cuidado com as horas que lojas e restaurantes fecham...Eles começam a expulsar você 15 minutos antes do local fechar para garantir que no horário exato o estabelecimento esterá completamente vazio e eles possam parar de trabalhar na hora. Se for num restaurante, pior ainda...se você chegar 30 minutos antes de fechar, o garçom vai pedir para você escolher logo os seus pratos pois a cozinha já está finalizando os trabalhos.

7) Água
A água daqui tem muito calcário. Ela é limpa e potável (dizem!). Mas o excesso de calcário marca um pouco talheres e garrafas d' água. Então, às vezes você pode achar que tem uma marquinha de sujeira em determinada louça, mas é resultado do alto índice de calcário. Atenção! Não estou falando de marcas nitidamente perceptíveis...isso seria mal lavado mesmo. Rs!

8) Pele seca
O frio deixa a pele muito seca. Use e abuse do hidrante. Nas mãos principalmente pois a pela fica ultra sensível!
 
9) Banheiros
Já fiz um post sobre esse assunto. Enfim, como dito anteriormente, existem algumas coisas que eu não entendo, mas...temos que respeitar as diferenças de hábitos. Apesar que esses dias estava conversando com uns amigos contando que não entendo porque o meu banheiro é razoavelmente grande e o box é micro. Tem espaço livre, porque economizar no box? E recebi uma boa resposta...os boxes daqui devem ser de um tamanho único. Como muitos apartamentos são pequenos, o modelo padrão é...sei lá...90 x 90cm. Então, não importa o tamanho do seu banheiro, o box será sempre micro.

10) Engarrafamento
O transporte público aqui é super bem planejado e eficiente. Mas o pessoal anda muito de carro também e os engarrafamentos são constantes.

Vocês achavam que eu iria colocar um tópico sobre alguns franceses mal educados, né? Mas com o tempo estou percebendo que são diferenças culturais apenas...inacreditavelmente, mudei a minha impressão. :o)

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acrescento ao ponto 9 - "banheiros":
Em alguns estabelecimentos, principalmente públicos, os vasos sanitários não tem tábua! Acho que é a preguiça de limpar...

Priscila Martins Baldacci disse...

OI Fernanda!
Só passei para te mandar um "beijo" :)
Muito legal o seu blog!

Beijo grande e que vocês sejam muito felizes aí!

Pri :)
(irmã da Nat, sabe?)

Fernanda Copelli disse...

É verdade, Julio!! Valeu pela colaboração!! :o)

Unknown disse...

Oi Fernanda!!!
Eu de novo! E passei pra dizer que concordo com você com relação aos franceses...vim com um pé atrás tão grande pensando em encontrar pessoas mal-humoradas e me surpreendi o tempo todo! Vejo que eles tem o jeito direto de ser mas por uma questão cultural...Mas sempre obtive ajuda em todos os lugares que precisei (mesmo arranhando o francês!). Beijão pra vocês!

Moi disse...

assino embaixo! ahaha!
beijos e bon voyage a Viena!

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...