terça-feira, 9 de março de 2010

Viagens "bate-e-volta"

Seguem 3 dicas de cidades que ficam razoavelmente perto de Paris e dá para ir e voltar de carro no mesmo dia.

1) AUVERS-SUR-OISE

A cidade fica a 30km de Paris e é uma gracinha!!

O local é conhecido pelas pinturas de famosos artistas que viveram por lá, principalmente do Van Gogh.



Chegando em Auvers-sur-Oise, vá até o posto de Informação Turística que eles darão um mapa localizando os 29 quadros expostos ao ar livre.

O mais interessante é você ver o quadro "na posição que foi pintado". Ou seja, você admira a pintura e ao fundo é possível comparar com a paisagem real. Uma experiência sensacional!!



Em 2h30/3h é possível percorrer toda a cidade!

Muito bom o passeio!

Curiosidade: O Van Gogh está enterrado lá no cemitério de Auvers-sur-Oise.


2) ÉPERNAY

Fica a aproximadamente 1h30 de Paris, na região de Champagne.

Como toda cidade pequena, Épernay tem a sua avenida principal que se chama Avenue de Champagne e abriga as sedes das principais champanherias francesas: Moët-Chandon, Dom Péringnon, Mercier, etc. Nada mal, né?



Existem outras cidades que também fazem parte da Rota Turística do Champagne, tais como: Reims (capital da região), Châlons-en-Champanhe, Troyes..mas nós só passamos por Épernay e Haute-Villiers (um dos pontos altos de lá é a Abadia de Saint Pierre onde ficava o Dom Pérignon, um monge beneditino que inventou um método para a fabricação de champanhe chamado Champenoise).

O percurso que fizemos de carro é super bonito! No caminho, é possível observar enormes planícies com plantação de uva.


Fomos num domingo e praticamente todas as caves estavam fechadas para visitação. Só a Mercier estava aberta. Obviamente, nós entramos para conhecer...é bem interessante, parece um brinquedo da Disney! Primeiro, você assiste um filme que conta a vida do Monsieur Mercier, depois entra num carrinho que vai percorrendo toda a cave na presença de um guia que explica cada detalhe da fabricação da champanhe. No fim, eles oferecem uma degustação do produto. Tim-tim!


3) ROUEN
(Região da Normandia)

Todas essas cidades são super fofas, cheias de ruelas, igrejinhas...ou seja, encantadoras!! Cada uma tem o seu diferencial...o de Rouen é ter sido palco do martírio de Joana d´Arc, em 1431.

Lá podemos encontrar:

+ Igreja de Joana d'Arc
A igreja fica na Praça do Velho Mercado. Por fora ela é meio esquisita...o teto se assemelha a um chapéu de bruxa, mas por dentro, a arquitetura é bem interessante e não-clássica.

Curiosidade: no jardim da Igreja, tem uma plaquinha indicando "lugar onde Joana d'Arc foi queimada..."



+ O Grande Relógio (emblema da cidade)



+ A famosa Catedral Notre-Dame (o Monet pintou vários quadros com motivos dessa catedral)



+ Enfim, a cidade tem outros prédios super bonitos. Vale a pena a visita, só cuidado quando for parar o carro. O Nando recebeu uma multa e olha que a vaga parecia ser super correta?!?!?!



>> Mais fotos dessas viagens no meu Picasa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...