terça-feira, 13 de abril de 2010

Vamos para Bratislava!

Quase me esqueço de fazer um post sobre a Bratislava. Tadinha....

Nosso objetivo maior nessa viagem era conhecer Viena (Aústria) que fica super pertinho, mas também gostamos de conhecer a capital da Eslováquia e principalmente a sua história. É interessante você ver de perto tudo aquilo que o seu professor de história ensinou há alguns anos atrás...

Depois da II Guerra Mundial, a antiga Tcheco-Eslováquia ficou sob o controle da União Soviética e, no ano de 1989, os tchecos-eslovacos começaram a dar uns passos em direção à democracia.

Apenas há 18 anos atrás (1993), a Eslováquia se tornou um país separado da atual República Tcheca. Ou seja, eu sou mais velha que do que a atual República da Eslováquia. Rs!

A Bratislava é uma cidade em crescimento com muitos pontos mal conservados...dá para ver que o Governo está tentando restaurar os principais pontos turísticos.

Seguramente daqui há alguns anos, o número de visitantes irá aumentar bastante pois, em 2004, a Eslováquia se tornou um membro da União Européia e no ano passado (2009) adotou o Euro como moeda única.

Pegamos um ônibus em Viena (Slovak Lines)...1 hora de viagem e chegamos na Bratislava! Descemos na rodoviária (local bem feioso) e ficamos tentando nos entender com a máquina de comprar tickets que apresentava informações apenas em eslovaco. Uau!! Mas um moço muito gentil (que falava inglês) nos ajudou.

Bom saber: Lá você compra tickets para ônibus por tempo. O mais barato é válido por 15 minutos, o próximo é de 30 minutos e por aí vai...durante esse período, você usa quantas vezes quiser!

Saltamos sem querer num ponto turístico: Grassalkovich Palace.


O palácio se tornou a residência oficial do Presidente em 1996.

Fomos até o Bratislava Castle. É possível conhecer apenas pelo lado de fora, pois o interior do castelo está em obras. De qualquer forma, vale a visita, pois além de ter uma excelente vista da cidade (bem do alto), tem uma loja fofa por lá que vende uns artesanatos interessantes. Hahahah. Comprei uma mini-jarrinha de porcelana para a nossa casa.


Descemos até o Centro Histórico e conhecemos o St. Michael's Gate = a única porta da cidade que sobreviveu até os dias de hoje (das 4 que existiam). Este é o ponto alto de Bratislava...ruelas com muitos restaurantes, lojas de souvenir...é uma área bem turística!


Encontrei uma outra feirinha de Páscoa. Que perdição!!

                                                                  
Lá tem algumas esculturas espalhadas pelas ruas. Parada obrigatória para tirar fotos!



National Theater


De vários pontos da cidade, dá para você ver o UFO. Uma espécie disco voador sobre a ponte que atravessa o Danúbio (The New Bridge). Você pode pegar um elevador ou subir 430 degraus (ui!) e ter uma vista panorâmica da cidade. Lá no topo, tem um restaurante também.


The Upside Down Pyramid


Um prédio com arquitetura inovadora onde fica a Rádio Pública da Eslováquia. Só os empregados da rádio têm acesso e muitos deles consideram a construção pouco eficiente por desperdiçar espaços.

Almoçamos no Restaurante Archa (Ursulinska 6 - bem no Centro Histórico). Comida boa e barata....Olhem a nossa sobremesa. Humm!




Depois, ainda fomos em várias igrejinhas, mas já tem tanto tempo e eu não anotei, então não consigo identificar qual é qual...por isso não coloquei fotos :o)

Adoramos o passeio de 1 dia! Mais um país para a nossa listinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...