quinta-feira, 15 de abril de 2010

Semana Santa em Roma

Nós e nossas aventuras! 5h da manhã já estávamos de pé em direção ao aeroporto...
O Nando me deu de presente um mochilão e lá fomos nós estrear. Quando descemos do ônibus, vimos um cara com a minha mochila. Socorro!! Ele pegou por engano achando que era a dele. Que susto!!


Muito bom voltar à Roma. Relembramos a nossa lua-de-mel. Ficamos inclusive no mesmo hotel – Versailles - o senhor da recepção era o mesmo também (super prestativo!). Aliás, a equipe de lá é bem gentil. No domingo de Páscoa, eles deixaram um saquinho com ovinhos de chocolate em cima da nossa cama...



Almoçamos no restaurante La Maremma (Via Bergamo, 16/18) – ficava bem pertinho do hotel. Pizza molto buona!

Seguimos para o Vaticano. Megaaa fila para a Missa da Paixão. Chegamos sem convite, sem nada...mas um guardinha e uma freirinha gentilmente nos cederam. Só que fomos os primeiros a serem barrados bem na entrada da Basílica :o( Não faz mal! Assistimos pelo telão junto com uma multidão. Valeu a pena!


Passeamos pela Piazza Navona, onde fica a Embaixada do Brasil de Roma. (Agora tem uma outra Embaixada do Brasil do Vaticano). Lá também ficava a melhor sorveteria de Roma, mas fechou...que pena!


Fomos andando até o Coliseu para assistir à Via Sacra. Para variar, estava muitoooo cheio. Ir para Roma na Semana Santa é igual assistir um jogo decisivo no Maracanã. Vale MUITO a pena pela emoção de estar lá, assistindo tudo ao vivo, ver o Papa e sentir o clima ao lado de milhões de pessoas. Mas de casa, pela TV, dá para ver e escutar melhor. Entretanto, não trocaria essa viagem mágica pela TV, definitivamente...Até porque o nosso objetivo era participar de TODAS as celebrações litúrgicas e conseguimos com sucesso. :o)

Ah! Quase esqueço de contar que fui entrevistada!! Me fizeram algumas perguntas sobre o episódio dos padres pedófilos.


Na volta, passamos pelo Parque del Colle Oppio que fica bem atrás do Coliseo.


Os transportes de Roma não são espetaculares. Principalmente, se compararmos com os de Paris...metrôs sujos e pixados. Por ser feriado, ainda estavam com uma quantidade reduzida de ônibus em circulação. Acho que deveria ser justamente o contrário, mas tudo bem...

No dia seguinte, fomos na Rádio do Vaticano encontrar o padre que nos deu ingressos para a Missa de Páscoa. Oba!! Muito obrigada! Ele que fez a "voz brasileira" da narração da Via Sacra.


De lá, seguimos para o Museu do Vaticano. Mega lotação!! Graças a Deus que já tínhamos comprado o ingresso pela internet e só demorou uns 20 minutos. Acreditem, foi muito pouco tempo pela quantidade de gente que tinha por lá.

Bom saber: Li essa dica no site http://www.dicasderoma.com/. Foi muito útil! Você paga mais 4 euros, em compensação não enfrenta fila, ou...caso seja Semana Santa, enfrenta uma fila bem menor!! Segue o link do Vaticano para a compra de ingresso online:
http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?weblang=it

Quadros gigantes, tetos perfeitos, pinturas de perder o fôlego...

Muita coisa magnífica, não dá para saber para onde olhar. Até o chão é trabalhado!!


+ Capela Sistina + Pinacoteca
O dia estava lindo!! Passeamos pelos jardins do Vaticano...


Circo Massimo - uma antiga arena. Tinha uma banda de Olodum tocando músicas no local...Engraçado!


Fórum Trajano


Jantamos na Pizzaria da Baffetto. Não sei se era a época, mas sempre que passávamos por lá tinha fila. A massa realmente é um espetáculo! Só não vá para lá com fome pois o prato demora a ficar pronto.

Bom saber: Pepperoni lá quer dizer pimentão e margherita = mussarela! E o restaurante não aceita cartão de crédito. Aliás, muitos estabelecimentos na Itália não aceitavam cartão.

Sorvete artesanal gostoso (bem ao lado da pizzaria). Provamos o sabor biscoito!

Lá fomos nós de novo para o Vaticano ver a Vigília Pascal. Dessa vez, estava bem tranquilo. Sem grandes muiltidões.


Chegou o grande dia: Domingo de Páscoa. Fomos cedo para a missa. Um dia chuvoso! O nosso ônibus estava cheio de camelôs indo para o Vaticano também para vender guarda-chuva. Hahaha. Conseguimos entrar! Êeeee, com um certo empurra-empurra na fila, mas ainda tinham cadeiras disponíveis. A chuva só aumentava e a Piazza San Pietro ficou decorada de guarda-chuvas coloridos.


Tentamos visitar o Castelo Sant' Angelo que fica lá perto, mas acho que todos tiveram a mesma idéia. Acabamos não entrando...

Bem, ainda tem mais coisa para contar...mas amanhã eu continuo pois aqui já é tarde...

3 comentários:

Carlo Serra disse...

Meus caros,

que beleza essa vida de europeus hein? Vejo que vcs estão se divertindo bastante, também ai na Europa é impossivel não adentrar a cultura.

Como estão as coisas por ai? E os cursos?

Bom, muitas saudades e mandem noticias.
bjs,

Fernanda Copelli disse...

Carlo,
vc por aqui? :o) hahaha
estamos aproveitando bem...já está chegando ao fim.
Em maio estaremos no Brasil.
Antes vamos dar uns giros pelo mundo.
Bjos pra vc e para a Amanda e saudades!

André disse...

Olá, Fernanda, gostei muito do post e fiquei com mais vontade de conhecer Roma. Mas queria te fazer uma pergunta. Pretendo ir pela primeira vez a Roma na semana santa deste ano. Por ser uma primeira vez (e eu não sei quando será a segunda), vc acha que vale a pena ir logo na semana santa? Meu medo é pegar uma cidade lotada e não conseguir conhecer bem os principais pontos turísticos. Tudo fica funcionalmente normalmente, mesmo sendo feriado?

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...