quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nice – Côte d’Azur

Ir de Cannes até Nice (ou vice-versa) é rápido e barato. Tem várias opções: ônibus (número 200), TGV ou trem regional. A duração da viagem é aproximadamente 30/40 minutos.

Nice é bem maior que Cannes. Engraçado! Não sei se foi por isso, mas achei menos charmosa. Já o Nando, acha Nice linda!


O primeiro lugar que fomos foi a Catedral Ortodoxa Russa Saint-Nicolas (fica razoavelmente perto da estação de trem). Só de conhecer pelo lado de fora já é impressionante. Sem dúvida, o estilo é bem diferente do que estamos acostumados a ver...Adorei! A catedral foi inaugurada em 1912. Imperdível!! Me senti na Rússia. Por dentro, é pequena, mas fiquei encantada lendo cada informação que tinha disponível e quando cheguei em casa ainda pesquisei mais curiosidades.



Curiosidade: Na tradição ortodoxa russa, os fiéis ficam de pé durante toda a celebração que dura em torno de 2 horas. O que explica o número limitado de cadeiras na catedral. A Igreja Ortodoxa surgiu com o intuito de espalhar o Cristianismo pelo Oriente. Até o final do século X, as 2 igrejas (Católica e Ortodoxa) eram uma só.


Caminhamos pela orla (Promenade des Anglais) que é bonita, mas a praia é daquele estilo de areia bem grossa (pequenas pedrinhas).



Seguimos em direção ao Vieux-Nice. Passeamos pela rua de pedestres que fica perto da Praça Masséra (de noite, nessa praça, olhe para o alto dos postes pois têm umas esculturas iluminadas).





Mercado das flores (=Marché aux Fleurs) Esperava mais...são umas barraquinhas que vendem flores com restaurantes em volta. Almoçamos por lá. Bia e Carol...comi lapin. Depois fiquei me sentindo mal lembrando da Fink. :o( Pobre coelhinha...



Achamos uma Capela de Santa Rita meio escondidinha pelas ruelas do bairro antigo e seguimos até o Palais Lascaris, antiga residência da familia Lascaris-Vintimille. Construído no século XVII, posteriormente, foi restaurada e transformada em museu.



Supostamente existe um elevador que sobe até a região Coline du Château, mas nós subimos a pé numa boa. Lá no alto, além da vista super bonita, tem uma espécie de parque com cachoeira (=cascade), etc.



Algumas das principais ruas de Nice são exclusivas para pedestres e bondes.





Fomos na Catedral que é toda verde e amarela :o) – em frente tem uma sorveteria artesanal que mostra - através de um DVD - o processo de preparação do sorvete!


Conhecemos também o prédio Acrópolis por fora (Palais des congrès et des expositions) e bem frente fica o jardim Marechal Juin que abriga a gigantesca escultura do "homem da cabeça quadrada".




No dia seguinte, conhecemos o bairro de Cimiez, no alto de um morro (os ônibus 15 e 22 sobem até lá).


Museu Matisse – estava tendo uma exposição temporária do artista Robert de Niro, Sr. (pai do famoso ator de cinema).




Antiga arena romana



Passeamos pelo parque João Paulo II...fomos até o Monastério. Vimos 4 noivas tirando fotos nos jardins!!


As lojas de souvernir de lá oferecem uma grande variedade de utensílios de cozinha, produtos aromáticos e sabonetes cheirossíssimos (como o famoso savon de Marseille – tradicional da França).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...