quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mais curiosidades francesas...

Algumas coisas que observei aqui na França (e acho que é diferente no Brasil):

+ Os franceses podem até não ser os mais bem-humorados do mundo, mas são MUITO bem educados. Não que a gente seja mal educado. Mas, por exemplo, se você entrar numa loja só para olhar, na hora de sair, sempre se diz: Merci. Independente da vendedora ter falado com você. E todos se cumprimentam com bom dia, boa tarde...o motorista de ônibus por exemplo, sempre fala com os passageiros...

+ Se entra um casal num restaurante, eles chamam de “Monsieur Dame”. Como se fosse uma palavra só. Acho engraçado!

+ Se você está com um carrinho de bebê é automático que as pessoas te ajudem a entrar e sair dos transportes. Caso elas não percebam, é só pedir pois “faz parte das regras de educação” daqui. Inclusive, quando eu cheguei com uma super mala e fui descer as escadas do metrô em Chatelet, um cara veio e me ajudou a carregar a minha mala até lá embaixo, sem eu nem pedir (que anjo!), só de ver a minha cara de desolada. Rs!

+ O teclado dos computadores são diferentes!! O “A” é no lugar do “Q”...e por aí vai!

+ Se você for precisar de um passe semanal, mensal ou anual para o metrô, não deixe de trazer uma foto 3x4! Minha experiência com a cabine de máquina automática não foi das melhores...

+ Se você for ficar por um período razoavelmente longo, é bom trazer o seu kit manicure (meninas...) e algumas coisinhas típicas (exemplo: trouxe um pacotão de bombons “Serenata de Amor” e adoro comer um de vez em quando. :o)

+ Aqui tem leite condensado. Não sabia...trouxe do Brasil mesmo. Hahahah

+ Antes de trazer o prato que você pediu, o garçom sempre traz uma cestinha de pão. Mas é diferente do nosso couvert pois é pão puro para comer com a comida (não vem manteiga, pastinha, essas coisas...mesmo assim, pão francês é bem gostoso!).

+ Lembre-se que nem todos os supermercados oferecem sacos plásticos gratuitos! Apesar da sacola custar 0.03 centavos de euro...mas é muito mais interessante você ter a SUA sacola ou o SEU carrinho. Até porque tem cada modelo mais lindo do que o outro...hahahaha. E um outro detalhe é que em alguns supermercado, você tem que pesar a fruta/legume antes de levar ao caixa. Atenção para não ter que voltar depois que chegou a sua vez na fila. Já aconteceu isso comigo. Quando for o caso, ficam umas máquinas espalhas e você clica no nome do produto que imprime uma etiquetinha com o código de barra. É bom para aprender os nomes e treinar o francês! :o)

2 comentários:

Moi disse...

oi Fe! acabou tendo novo rumo? o sul da Franca tambem estava em meus antigos planos, é lindo né? E época de lavanda! Ta acabando, amanha vou para Roma e buaaa, ultimamente a viagem esta sendo otima, mas tenho mais 1 semana. ahhh! daria para seguir essa vida para mais uns 3 meses, hehehe!
beijos!

Fernanda Copelli disse...

não esquece de ver a exposição do Hopper em Roma. Ainda estará passando...bjos!

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...