segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Domingão...

Primeiro domingo do mês = tudo de graça!! Museus, monumentos (geralmente tudo o que é ligado ao Governo)


Fizemos nossa listinha para conhecer mais coisitas!


Número 1 - Château de Versailles


O castelo é de uma grandiosidade ímpar.. lindo, lindo, com muita riqueza de detalhes, lustres belíssimos, paredes aveludadas...enfim..pompa e dourado para todos os lados.




Mas, para variar, algumas coisas diferentes me chamaram atenção:


- pérola já estava na moda em 1600
- o corredor do Rei é maior do que a nossa casa
- os dourados são SUPER bem conservados (diferente dos monumentos brasileiros. Apesar que a águia do Teatro Municipal ficou um espetáculo!)
- as poses dos homens da época eram bem esquisitas (pelo menos as esculturas mostravam isso, agora se era realmente a pose que eles faziam, eu já não sei...)
- uma coisa que me encanta e ao mesmo tempo fico um pouco chocada são os tetos. Como assim? São todos muito altos e trabalhados nos mínimo detalhes. Não consigo imaginar pessoas fazendo esse tipo de trabalho, mesmo sabendo que eles não tinham internet, o estilo de vida era outro, a quantidade de informações recebida diariamente não era que nem nos dias de hoje, enfim...haja tempo livre e disposição para só fazer isso uma vida inteira..rs!
- todos os homens usavam cabelo grande
- as camas já eram meio estilo box (sendo que super alta e com fru fru's no topo)


Obs: Não vou colocar foto de tudo que comentei, mas quem ficar curioso, depois vou colocar no Picasa!! hahaha


Agora é sério..o castelo não fica muito próximo do centro de Paris, mas é um programa imperdível.


Estava tendo uma exposição sobre Louis XIV e um concurso de fotos enviadas pelos próprios visitantes. Pena que só li essa informação no final e todas as fotos que tirei aparece ou eu ou o Nando. Mas enviei uma do jardim para concorrer...só para ver como funciona.





Número 2 - Musée Rodin


Eu não estava levando muita fé no museu...até entender o trabalho que dá fazer uma escultura. São feitos vários moldes de diferentes materiais até chegar ao protótipo e, por fim, ainda tem toda uma engenharia para fazer o acabamento em bronze. É preciso fazer uns canais para escorrer o excesso do bronze...muito interessante!


Graças a este museu passei a entender um pouco mais e prestar mais atenção neste tipo de obra de arte.




Le penseur (uma das esculturas mais famosas de Rodin)


Número 3 - Musée d'Orsay


Magnífico! Imperdível...






Número 4 - Arc de Triomphe


Fomos até o topo do arco. São 284 degraus, mas até que é tranquilo de subir, pois quando você começa a cansar, aparece um "andar interativo" com explicações sobre a história do monumento e ainda tem uma lojinha vendendo souvenir.


Vista panorâmica da cidade


Bom saber: tem elevador, mas eles teoricamente não permitem que o visitante utilize. Mas uma grávida pediu e eles deixaram. Acredito que tenha prioridade para alguns casos (idosos, etc.)


Contrução: de 1806 até 1836 (referente à vitória de Napoleão na Batalha de Auterlitz)


Para terminar o dia...fomos jantar com o japa e sua namorada (que só fala japonês). Nosso jantar foi bem divertido, regado de muita mímica, tradução simultânea e com direito a troca de presentes culturais. "Arigatô"...




_________

Cremerie Restaurant Polidor
41 Rue Monsieur-Le-Prince
Um típico francês...
_________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...