quarta-feira, 26 de maio de 2010

Berlim e Potsdam - passeios imperdíveis!

People, desculpa pela demora de atualização do blog...essa minha vida anda muito corrida!

Mas vamos ao que interessa...Berlim!

Berlim é quarta cidade mais visitada da Europa.

Foi tanta novidade que minha cabeça muitas vezes “borbulhava”...

Pegamos um trem da companhia Deutsche Bahn (Praga - Berlim em 5 horas). Aproveitamos esse tempo para colocar a vida em dia. Passou rápido demais até...

Não temos o costume de viajar sem hotel reservado, mas por causa dessa confusão do vulcão, nossa viagem foi uma verdadeira aventura. Felizmente, não enfrentamos nenhum problema para encontrar hotel na hora. Lá em Berlim, usamos um serviço na estação de trem que a própria loja de Informação Turística reserva o hotel no perfil que você definir (e cobra uma taxa de apenas 3 euros). Mais um achado! O nosso hotel era estiloso, muito cheiroso...parece que os donos mobiliaram os quartos de um jeito que você se sente em casa. Tem TV, DVD, sofá, um cantinho tipo escritório, dimmer para controlar a intensidade das luzes e o dono ainda fala português. Ele é filho de uma brasileira com um alemão. Tinha café da manhã incluído e eles ofereciam produtos selecionados (ex: queijo brie, presunto de parma e...para a minha felicidade...Nesquik!)


Voltando...fomos para Potsdam, uma cidade a 30 minutos de Berlim. Dá para ir de S-Bahn (o RER alemão).

Conhecemos o Mercado Novo que vende várias antiguidades. De novo só tem o nome!

Comi um waffle em forma de coração. Meigo, né? Rs! Conhecemos a Igreja de São Nicolas, onde estava tendo um batizado.

Pegamos  um bonde até a Rathaus. Muitas flores!

Caminhamos por Old Town. Muitos prédios do mesmo estilo (antiga colônia holandesa) e ruas turísticas.

Vejam o Arco do Triunfo de lá!

Seguimos para a Mesquita Moura que só tem a arquitetura árabe e nunca foi usada como mesquita. Na verdade, dentro fica uma máquina que bombeia água para o suprimento da cidade. Engraçado!

Sans Soucis - criado para competir com o Castelo de Versailles. Jardins LINDOS! Fiquei horas admirando os diferentes tipos de flores. O verde das árvores também é incrível.


Palácio Novo

Na volta, logo que entramos na estação, vimos uma lanchonete chamada Le Crobag. Comemos um croissant com recheio de salsicha muito gostoso!! O cachorro quente alemão :o)


Entramos no "trem maluco"! Sentou uma moça na minha frente que ficava conversando comigo em alemão. Ok, eu não entendia 1 palavra sequer! Até o ciso ela apontou e eu não faço ideia do que ela queria me contar. Depois veio um senhor que queria sentar do meu lado. E eu apontava pro Nando querendo dizer que ele ia sentar comigo (nesse momento, o Nando tinha levantado para ver o mapa das próximas estações pois queríamos descobrir aonde a gente tinha que descer). O trem estava cheio de cadeiras vazias, mas ele ficou em pé do meu lado reclamando e não sentou. Que medo!

Curiosidade: Lá que ocorreu a Conferência de Potsdam (entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945) que aprendemos nas nossas aulas de história!! Pesquisei os detalhes sobre a conferência no Wikipedia para relembrar ...

Os participantes foram os vitoriosos aliados da II Guerra Mundial que se juntaram para decidir como administrar a Alemanha, que se tinha rendido incondicionalmente nove semanas antes, no dia 8 de Maio. Os objetivos da conferência incluíram igualmente o estabelecimento da ordem pós-guerra, assuntos relacionados com tratados de paz e o contornar os efeitos da guerra.

Bom saber: Vale a pena a visita! E o ideal é você comprar o ticket do dia em Berlim que serve para usar à vontade em Potsdam também. Só fique atento que Potsdam é uma outra área. Não me lembro qual era exatamente (A, B ou C). Mas na hora de comprar, basta dizer que quer o ticket de 1 dia para visitar Potsdam. Foi ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...