sexta-feira, 21 de maio de 2010

Como funcionam os transportes na Europa




Em geral, todos os transportes são integrados (metrô, ônibus e bonde), ou seja, usamos o mesmo tipo de ticket para os diferentes tipos de transporte.

Na hora de comprar o ticket, você tem várias opções: bilhete único, cartela com 10 bilhetes e passe ilimitado durante 1, 2 ou 3 dias.

Bom saber: O passe semanal de Paris é de segunda a domingo. Não importa o dia da semana que você compra, saiba que no próximo domingo ele perderá a validade. O mesmo acontece com o mensal, perde a validade no último dia do mês, independente da data da compra.

Metrô - Varia de país para país. À princípio, o sistema é similar ao do Brasil. Compra o ticket e passa na roleta. Mas na Áustria (Viena) e na Alemanha (Berlim), por exemplo, nem tem roleta. E na Republica Tcheca (Praga) ficam 2 guardinhas na entrada conferindo os tickets. Enfim, o importante é NÃO jogar o ticket fora até sair da estação pois a qualquer momento você pode ser surpreendido pela fiscalização e se estiver sem o bilhete paga multa! O controle deles não é feito necessariamente pela roleta.

Ônibus - Na maioria dos países você pode comprar o ticket na banca de jornal ou numa tabac (=espécie de loja de conveniência). Em alguns casos também é possível comprar o ticket com o motorista ou numa maquininha próxima às grandes estações. NÃO esqueça de validar o ticket ao entrar no ônibus pois também existe fiscalização.

Observação: Nos países do Leste Europeu, se você tiver comprado o ticket ilimitado para todo o dia, em geral só precisa validar uma vez pois os sistemas funcionam com impressão mecânica e se você validar mais de uma vez fica ilegível pois os carimbos ficarão um em cima do outro.

Trem - Existem os trens de alta velocidade (na França são chamados de TGV) e os trens tradicionais.

Nos trens regionais normalmente você compra o bilhete minutos antes do embarque. Também costuma ser necessário validar o ticket antes de entrar no trem. Existem máquinas na entrada de cada plataforma e/ou no salão central da estação. Ao longo da viagem, provavelmente virá um fiscal em cada vagão para checar os tickets.

Confira no bilhete se está especificado o número do vagão. Em alguns casos, o lugar é marcado.

O preço do bilhete de TGV varia bastante. Se você comprar com antecedência, costuma sair mais barato.

Exemplo: TGV Lyon-Paris com muita antecedência (=meses) sai por menos de 30 euros.

Por causa do problema do vulcão, compramos na hora e saiu por 80 euros.

Observação: Muitos trens oferecem a opção de ir de 1ª ou 2 ª classe.

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...