domingo, 9 de maio de 2010

Budapeste > Hungria

Fomos de avião da Itália para a Hungria (Companhia Malev – 1h30 de vôo). Chegamos em Budapeste bem tarde e pegamos um táxi até o nosso hotel. O preço do táxi parece ser tabelado (=24 euros).


No dia seguinte, levantamos cedo e fomos conhecer a cidade.


Budapeste é a união de 3 antigas cidades (Buda, Pest e Óbuda). Os pontos turísticos ficam mais concentrados em Buda e Pest.


Pegamos um bonde em direção ao Parlamento. É o segundo maior Parlamento da Europa e o maior prédio da Hungria.


Bem em frente, tem um túmulo com uma bandeira furada em homenagem a todos os que morreram combatendo o regime soviético. Os soviéticos, na época, colocaram o brasão deles no centro da bandeira húngara para demonstrar dominação e poder. O furo central representa a retirada desse símbolo. Achamos a história da cidade interessantíssima!


Andando pela beirinha do rio Danúbio, em direção a Ponte Széchenyi (que liga Buda e Pest) encontramos o monumento dos sapatos de bronze, quase em frente ao Parlamento. Achei chocante! :o( São vários pares de sapatos de homens e mulheres simbolizando os judeus que foram mortos pelos nazistas e jogados nesse rio. Tinham velas e flores em alguns sapatos...um clima pesado e uma representação muito forte. Os sapatos nem parecem ser esculpidos, parecem reais....


Chegamos em Buda de ônibus (número 16A - sobe até o alto do morro). Visitamos a Basílica do Matias (Matyás Templon) e o mirante Bastião dos Pescadores (Halasbastya). Um grande complexo de arquitetura e beleza!

Fomos no supermercado comprar coisas típicas para provar e fizemos um pic-nic em frente ao Palácio do Buda.


Observação: uma imagem vale mais do que mil palavras! Escolhemos o nosso lanche pelas fotos da embalagem, pois até água é difícil de comprar nos supermercados de lá...não dá para saber se é com ou sem gás.



Entramos no Museu Nacional de Budapeste. Estava disposta a conhecer a fundo história da cidade, mas o museu só tem algumas coisas traduzidas para inglês. A maioria das legendas é em húngaro...


Eu fiquei um pouco desapontada, já o Nando achou que valeu a pena. O prédio iluminado à noite fica mais lindo ainda!!



Observação: É engraçado que você tem uma linda vista de Pest quando está em Buda e uma linda vista de Buda quando está em Pest. O rio divide as duas regiões.

Fomos na “rua de lojinhas” – Váci utca. Jantamos no restaurante Cafe Paris. O Nando queria ver o jogo do Lyon e não podíamos ter encontrado um lugar mais perfeito...até no banheiro tinha TV! Enquanto isso, fiquei aproveitando o wifi do restaurante para matar as saudades no skype! Aliás, é muito fácil encontrar redes wifi disponíveis pelas ruas de Budapeste.


Conhecemos o Mercado Central (Nagy-Vásárcsarnok). Uma grande feira de comidas típicas e artesanatos locais.



De lá, seguimos para a Sinagoga, a segunda maior do mundo. Fiquei com a impressão que os húngaros têm mania de grandeza...eles sempre comparam os seus monumentos aos maiores do mundo. Rs!




Os homens têm que colocar kippah para entrar. Tem um tour guiado em inglês que explica bem algumas tradições e histórias judaicas! Achei super interessante! Ainda tem um espaço anexo à Sinagoga que conta um pouco sobre as perseguições que os judeus sofreram.

Parque da Citadella, antigo forte que foi usado com trincheira para os nazistas se defenderem dos ataques soviéticos. Tem um museu que apresenta imagens e textos sobre a guerra (e uns bonecos de cera para representar como “funcionava esse espaço” antigamente).

No alto do parque, você encontra também o Monumento da Libertação que foi construído em 1947 para comemorar o fim da ocupação nazista.



Fomos até a Basílica de S. Estevão. É enorme!



Passeamos pela rua Andrássy (a Champs-Elysée de Budapeste) e passamos em frente ao prédio da Opera.

Curiosidade: Budapeste também é conhecida como "Paris do Leste".


Pegamos um metrô até o parque da cidade. O metrô tem um toque engraçadinho para avisar que a porta vai fechar (parece música de video-game).


O parque é bem grande. Imperdível! Lá você encontra o Széchenyi Spa (com piscinas de águas termais), o castelo Vajdahunyad, o Museu de Belas Artes, o Art Gallery (um outro museu), a praça dos heróis (Hösök Tere), etc.


Eu tinha uma enorme vontade de conhecer Budapeste. Geralmente, quando crio muita expectativa com uma cidade, acabo me decepcionando um pouco. Mas nesse caso foi diferente, minhas expectativas foram superadas. :o) Gostei MUITO de lá!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...