sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Um resumo dos 9 meses – mix de sentimentos

Ao final de cada mês da minha gestação, eu escolhia uma palavra para representar o período. No final, achei que ficou um resumo interessante. Não quer dizer que toda a grávida sinta as mesmas coisas, nos mesmos meses, mas quis compartilhar estas minhas anotações mensais para saberem um pouco do que passa na cabeça de uma grávida ao longo dos 9 meses.

1º mês > estado de choque

Acho que a ficha demorou um pouco a cair. No início, foi muita agitação, muitas comemorações. Ganhamos muitos presentes e recebemos bastante carinho dos amigos e familiares. É bom ver as pessoas torcendo e curtindo junto de você. Mas, depois que todos já sabem e acalma um pouco esta fase de dar a notícia, você começa a pensar quais serão os próximos passos?

2º mês > apreensão

A grávida tem uma série de ‘tarefas mensais’ a serem cumpridas: exame de sangue, ultra, visita ao obstetra, tomar vitaminas/remédios etc. Neste mês, tudo ainda é novidade e dá uma certa apreensão, mas depois, acaba se tornando mais automático.

3º mês > descobertas

Esta foi uma fase de muitas novidades. Você já está acostumada com os sintomas, esclareceu as dúvidas básicas e começa a pensar mais a frente: como será o quarto do bebê, onde será o parto?  A terceira ultra foi a mais gostosa! Você já consegue visualizar o bebê no formato de uma pessoinha mesmo... :o)

4º mês > curtição

Já passou a fase mais preocupante da gravidez e, a partir deste momento, curta cada segundo. Comecei a me sentir realmente grávida, a cuidar mais de mim, tirar mais fotos! Comprei roupas, entrei na hidroterapia, fui na nutricionista, me cadastrei no site bebe.com.br para receber novidades semanais da evolução do bebê e descobrimos o sexo da criança: MENINA!

5º mês > planejamento

Neste mês, comprei os principais itens do enxoval (viajamos para os EUA e achei que foi uma época ótima. Se fosse um pouco mais para frente, já seria bem mais cansativo), fui na Feira de Gestantes, li várias revistas e livros sobre a gravidez. Ah! Também comecei a sentir alguns movimentos do bebê. É muito gostoso!

6º mês > maratona de preparativos

Está cada vez mais perto do grande dia! Organizei a lista de tudo o que faltava, iniciei as pesquisas de lembrancinhas, enfeite da porta de maternidade etc. Também fiz um calendário com o prazo máximo para tomar algumas decisões (pensar no esquema da empregada, decidir os padrinhos, escolher empresa para armazenar célula-tronco, fazer o book de grávida e o chá de bebê).

7º mês > aproximação/ sensações

Você sente cada vez mais o bebê e todos também conseguem sentir ao colocar a mão na sua barriga. Era só eu deitar que a Maria Fernanda começava a se mexer. Dava para sentir os movimentos dela em 2 pontos diferentes, ela já estava bem maior e acho que se esticava pela barriga. Além disso, percebia quando ela estava com soluço. Incrível, né? Você começa a acompanhar mais de perto o dia a dia do bebê.

8º mês > foco no bebê

Fizemos o curso de pais na Perinatal. Eu recomendo! Você aprende a dar banho, trocar fraldas, entra na sala de parto... É bem útil para mães de primeira viagem! Também conversei bastante com o meu marido sobre valores e educação que queremos passar para ela.

9º mês > correria

O meu último mês foi bem corrido, lutando contra o tempo para deixar tudo em ordem e não esquecer de nenhum detalhe para receber a nossa pequena. Mesmo assim, continuamos curtindo e não deixei a pressa atrapalhar este momento mágico!

Mas uma coisa é certa...passou MUITO rápido. Incrível! O ideal é aproveitar cada segundo, pois é uma fase tão gostosa da vida. Todos cheios de cuidados e carinhos com você. Eu amei ficar grávida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...