sábado, 26 de novembro de 2011

Chegou a hora do parto

O meu parto foi algo muito especial. Faço questão de contar com detalhes, pois muita gente opta direto por fazer cesárea, sem nem saber como é o parto normal.

O meu pensamento era o seguinte: como não tenho ideia de como é a dor do parto normal, vou tentar. Vai que eu descubro que não é tão ruim assim... A qualquer momento, eu podia mudar de opinião, dependendo do que sentisse. Não me arrependi!

Comecei a sentir tipo uma cólica menstrual pela manhã. Passei o dia mais quietinha por conta deste incômodo. De noite, monitorei a frequência das ‘pontadas’que sentia de vez em quando (não era nada insuportável e duravam apenas poucos segundos). No início, eram bem irregulares, depois, eram de 12 em 12 minutos. Com o passar do tempo, 10 em 10, 8 em 8, 7 em 7...A médica disse que contrações de 5 em 5 minutos já são consideradas trabalho de parto. Passei a madrugada meio dormindo, meio monitorando o intervalo das contrações. Quando estavam de 3 em 3 minutos, resolvi avisar à obstetra e ela falou para eu ir até a maternidade para ser avaliada. Na verdade, a dor ainda estava bem suportável, tanto que eu conseguia dormir por um tempinho. Fiquei achando a equipe iria dizer para eu voltar para a casa, pois ainda ia demorar bastante até a hora do parto.

Chegando lá, para a minha surpresa, a médica de plantão disse que eu estava em franco trabalho de parto, com dilatação de 6cm, o bebê estava bem encaixado, mas a maternidade estava lotada. Ela falou para irmos rápido até a Barra sem parar em nenhum lugar no caminho.

Resultado: eu tinha uma imagem de que a dor do trabalho de parto era intolerável e eu estaria me contorcendo toda. Não foi bem assim, consegui tolerar muito bem. Quando sentia uma pontada, pensava na mesma hora que já já ia passar e relaxava até vir a outra


Acho que o fato de eu ter permanecido até o final em casa colaborou bastante para eu ficar mais calma e menos ansiosa.

Na Perinatal Barra, eles colocaram um remédio para acelerar o trabalho de parto e me deram a milagrosa anestesia que, como um passe de mágica, faz a dor parar instantaneamente.

Graças a Deus e à minha filhota, que estava bem encaixada, o parto foi rápido e maravilhoso. Podem acreditar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...