quarta-feira, 31 de março de 2010

Como se proteger do frio?

Quando cheguei aqui, vi coisas engraçadas para se proteger do frio...

1) Para não congelar a mão dos motociclistas (uma "luva" adaptada para dirigir):


2) Para quem (é doido e) quer sentar na varanda do restaurante em pleno inverno (várias mantinhas à disposição):


3) Casaco de cavalo:


4) E os bebês são as coisas mais fofas do mundo. Tadinhos! Eles mal conseguem se mexer...principalmente os de colo...ficam igual a uma estrela naqueles cangurus que as mães usam para carregá-los. Hahahaha


Bem, como não estamos acostumados com frio no Brasil, achei esses "utensílios" bem diferentes da nossa realidade.

terça-feira, 30 de março de 2010

Onde comer em 5 minutos?

Estou ficando expert em almoçar correndo...essa dica não é das mais saudáveis, mas tem sido importante descobrir esses lugares práticos para comer algo sem perder muito tempo.

1) Bonne Journée

Em TODOS os metrôs é possível encontrar esse quiosque. Você pode comprar um sanduíche ou uma quiche com uma fruta e pedir para viagem (= a emporter).

Dependendo do tempo disponível, pode até ir comendo no metrô. Aqui é mais ou menos normal. Já vi várias pessoas lanchando dentro dos vagões.


2) Monoprix

É uma rede de supermercados que oferece um espaço (não tenho certeza se é possível encontrar em todas as lojas, mas já vi em mais de uma) onde você pode pegar o que quer comer e tem cadeirinhas e microondas caso queira esquentar.

Ou seja, esse supermercado reserva uma área para você consumir os produtos que eles vendem (sanduíches, saladas, sobremesas, etc.).

Bon appetit!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Novos hábitos parisienses

Criamos alguns hábitos novos aqui em Paris.

1) Viva o creme hidratante!


Gente, estou emocionada! Pela primeira vez, em 25 anos, consegui acabar com um pote de hidratante (e olha que esse tinha 400mL, era bem grandinho...)


Minha pele agradece! Nat, mais um motivo para eu comprar os cremes franceses. Vou seguir o seu conselho!


Falando sério, não tem como esquecer de passar hidratante aqui....


2) Hora do chá


Todos os dias tomamos um chá após o jantar. Adoro o açúcar em cubinhos daqui...



* Museu do chá (30 rue du Bourg-Tibourg)


Fui no Museu do Chá (=Musée du Thé) aqui de Paris.

Fica no segundo andar da loja da Mariage Frères (= uma marca famosa e sofisticada).
http://www.mariagefreres.com/




O museu é bem pequenininho, mas teve uma coisa que achei bem interessante...



Essas xícaras antigas foram projetadas para não sujar os bigodes dos homens...C’est marrant!

Observação: Lá pertinho tem uma rua que se chama Rue Saint-Croix de la Bretonnerie que tem umas lojas MUITO fofas. Principalmente de coisinhas divertidas para casa...(foto abaixo - Loja Pylones)


Dicas de viagem Viena

Essa nossa viagem não foi nada planejada. Simplesmente uma vizinha e amiga (Ana Lúcia) comentou comigo que o lugar era imperdível. Em 10 minutos de conversa, ela me convenceu e Viena entrou na minha wishlist de lugares do mundo para visitar.
O Nando achou uma passagem (para Bratislava que fica bem pertinho) e eu achei um hotel pelo Booking.com. E lá fomos nós...1h40 de viagem. O vôo chegou na hora, tocaram os trombones e todos os passageiros bateram palmas!! Hahahah


Do aeroporto de Bratislava pegamos uma shuttle que nos deixou no metrô de Viena. O ônibus era super confortável e a viagem dura aproximadamente 1h. Foi super tranquilo!




Bom saber: o símbolo do metrô de lá é “U” e não “M” como de costume.


Descemos na estação Stephansplatz. Fomos jantar no restaurante Zu Den 3 Hacken (Endereço: Singerstrasse 28). Um austríaco típico, lugar agradável e cestinhas de pães bem diferentes. De sobremesa = apfelstrudel.




Passamos pela St. Stephen’s Cathedral - telhado todo trabalhado - e conhecemos também a Staatsoper = Opera (foto abaixo)




Esse bairro é bem movimentado e tem várias lojinhas! Tinha uma loja da Swarovski do lado da outra e descobri que a marca é austríaca.




No dia seguinte, fomos até o Palácio Schönbrumn (que tem 1.441 quartos).



Estava tendo uma feira fofa de produtos de Páscoa. Acabei demorando tanto na feirinha que nem entramos no castelo.





Passamos novamente pela catedral gótica do São Estevão (dessa vez de dia) com seu lindo telhado de ajulezos.



Entramos na Peter’s Church (outra igreja que fica bem próxima da catedral) e achamos uma loja quase em frente que se chamava ALESSIO. Obviamente, tive que entrar em homenagem ao nosso afilhado lindo! Comprei um cachecol :o)


Seguimos para o MEGA Complexo Hofburg (residência de inverno dos Habsburgo e sede da antiga Corte Imperial). Um colírio para as vistas, belezas para todos os lados!! Impressionante...



Entramos no “Museu do Tesouro” que reúne mais de 1.000 anos de história. Tem umas coisas interessantes por lá: a maior esmeralda do mundo (foto abaixo), um prego que segurou uma das mãos de Cristo na cruz, uma coroa de 1.000 anos, dentre outras jóias da Coroa e peças religiosas.



Rathaus = Prefeitura


Toda bonitinha. Fiquei pensando na nossa prefeitura do Rio de Janeiro... ela não dá para ser ponto turístico :o( Enfim, de qualquer forma, temos muitos outros pontos interessantes. Só achei curioso que andei conhecendo várias prefeituras e a nossa fica super mal localizada. Uma pena...


Entramos no Parlamento (com direito a visita guiada e tudo!). O prédio foi inspirado na Acrópole grega. É bem bonito por dentro! Durante a Segunda Guerra Mundial, algumas bombas foram lançadas por lá e grande parte do telhado de swarovski foi destruído (e posteriormente, trocado por vidro), poucas áreas continuam com telhado de cristal.



Tomei um “balde”de chocolate quente na cafeteria e usei o açucar do Parlamento. :o) Na cafeteria, tem uns computadores interativos com informações sobre o local.



Existe um projeto de reforma para 2012 com o objetivo de modernizar as instalações (mantendo a arquitetura o mais próximo possível do original, mas eles querem que as salas fiquem mais hi-tech).



Charles Church (estava fechada)


Achamos uma festa do St. Patrick’s Day! Muito animada! Deu para relembrar um pouquinho da nossa viagem para Irlanda – (Dublin é uma das nossas cidades favoritas). Danças típicas, acessórios verdes...até a cerveja era verde (e ruim, segundo o Nando).



Belvedere Castle

Na verdade são 2 castelos (Upper e Lower Belvedere). Bemmm bonitos!


O arquiteto Friedensreich Hundertwasser projetou um condomínio vertical colorido, de formas irregulares que se tornou um dos pontos turísticos de Viena. Bem interessante! (Dica da Dani :o).



Para 1 dia, até que conhecemos bastante coisa, eu acho! Mas quando chegamos na área dos museus (Museumsquartier) já estava fechando. Uma pena! Mas, deu para ver que o pessoal fica "largado" por lá, sentado nos jardins..Bem legal! (Ana, mesmo não sendo verão, deu para sentir o que você falou). De qualquer forma, jantamos no Café Leopold (o café de um dos museus para curtir o clima do lugar). Era uma café bem moderninho....gostamos!Adoramos a "Terra do Mozart" (você acha tudo dele por lá, tem até marca de chocolate)!! Todos os pontos turísticos ficam razoavalmente próximos. Dá para andar quase tudo a pé. Ou quem quiser fazer um passeio em alto estilo, tem várias carruagens à disposição dos turistas...






A cidade é uma gracinha! Quem quiser ver mais fotos, acesse meu Picasa.

sábado, 27 de março de 2010

Cidades próximas de Paris

Alugamos um carro e fomos com o Daniel (Equador), Katia (Rússia) e Cássia (Brasil) para algumas cidades bem próximas de Paris.

1) Fontainebleau




Fomos até Fontainebleau que fica a 45 minutos de Paris (60 Km). Conhecemos um lindo castelo - Château Fontainebleau - que possui uma interessante variedade de móveis antigos.


 Este castelo tem um jardim enorme (as árvores estão começando a ficar vermelhinhas, um sinal da chegada da primavera).



O Château foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.



Ótimo passeio!


2) Barbizon


Esta cidade ficou conhecida pois serviu de inspiração para pintores famosos.


É bem rápido de conhecer! Tem basicamente uma rua principal, com muitas galerias de arte, uns pequenos museus (o do Rousseau estava fechado)...




Dá para passear pela Floresta de Fontainebleau também.



A cidade é uma gracinha! Almoçamos numa creperie super bonitinha. Tomei uma sopa de legumes bem gostosa. Encontramos uma casa de chá também que era bem charmosa. Tudo fica na rua principal! Não tem muito como se perder por lá...

3) Mont Valerién (dica da Kátia)


No alto deste monte, fica um cemitério americano da Primeira Guerra Mundial. Na Normandia tem muitos desses, mas não sabíamos que também tinha um na região parisiense.



No alto do morro, além da vista panorâmica de Paris, tem um forte.


O espaço é bem grande, é tipo um parque. Tem pessoal jogando bocha, crianças, cachorros, quadra esportiva, pessoas treinando saltar com cavalos, mil e uma atividades.


Logo quando você pára o carro, tem um monumento em honra aos mortos da guerra.


4) Château Saint-Germain-en-Laye



Quando chegamos lá, o castelo já estava fechado. Então, só conhecemos por fora. Mas deu para passear pelo imenso jardim e curtir um belo pôr-do-sol lá de cima.


quarta-feira, 24 de março de 2010

Curiosidades de Paris


1) Por essas e outras que me sinto bem segura em Paris.



 Já imaginou alguém passeando com uma TV de 40” dentro do metrô??


2) Jantares à francesa


Fomos convidados para 2 jantares na casa de franceses. Amei o convite, em primeiro lugar, por serem amigos queridos e, em segundo lugar, por participar um pouco mais do dia-a-dia deles.


O primeiro jantar foi na casa da Elisabeth e do Tio Paulo. Enquanto conversávamos, fomos petiscando pistaches (que aqui é bem comum). Depois, eles serviram uma salada que é a especialidade do Tio Paulo e, em seguida, comemos um veau delicioso (=cordeiro). Após o prato principal, os franceses têm o costume de comer queijo. Achei interessante! A Elisabeth preparou mil opções de sobremesa bem gostosas...


 O nosso encontro foi ótimo! Eles são super agradáveis!
 O segundo jantar foi na casa dos pais do Remi. Eles são super fofos! A Tia Claudine preparou boeuf bourguignon. Hum :o) Igual do filme “Julie et Julia”. Depois veio a tábua de queijos de diferentes regiões para provarmos um pouquinho de cada acompanhado de pão francês. De sobremesa, bolo de chocolate caseiro e um doce de frutas vermelhas. Nota 10! O Tio Christian ainda nos deu uma garrafa de suco de maçã feito com frutas plantadas na casa deles.




Ah! Obviamente sempre com um vinho para acompanhar...A comida francesa é muito boa!

3) Poemas no Metrô


Em TODOS os vagões do metrô, nas extremidades dos carros, vocês podem encontrar um poema.

Existe um concurso da RATP (empresa francesa de transporte) aberto para o público em geral. Qualquer interessado pode enviar sua sugestão de poesia. Existe até um júri para avaliar as correspondências recebidas e as melhores são colocadas nos metrôs. De 6 em 6 meses, eles mudam as mensagens. Super interessante, né? Foi a professora que me contou essa curiosidade.


4) Passages


As passages são uns espaços muito típicos de Paris. É uma espécie de galeria que você pode encontrar principalemente na região os Grands Boulevards.


Segue um link com endereços e mais informações: http://fr.wikipedia.org/wiki/Passages_couverts_de_Paris


Eu fui numa muito bonitinha que se chama Passage Jouffroy. Lá, tinham umas lojas que vendiam tudo o que você possa imaginar em miniatura. Não sei exatamente qual a utilidade, mas é bemmm meigo!! Tinha Pringles, Coca-Cola, super-heróis, coisas de casa (cadeira, mesa), instrumentos musicais, materiais de jardinagem, enfim...tudo era muito mini.

terça-feira, 23 de março de 2010

Primeiro domingo do mês...março

Sempre fazemos uma maratona no primeiro domingo do mês...quando praticamente todos os museus são gratuitos.

+ Museu Quai Branly (artes dos outros continentes: América, Ásia, África e Oceania. Este museu foi inaugurado em 2006. É razoavelmente novo...)

http://www.quaibranly.fr/



+ Musée d´Art Moderne de la Ville de Paris (fica do lado do Palais de Tokyo)

www.mam.paris.fr



+ Musée de l´Orangerie (foi o único lugar que pegamos fila. Lá tem alguns quadros enormes do Monet. Estava passando um documentário interessante com os filhos de pintores famosos explicando como achavam chato ficar horas parados para o pai fazer uma pintura deles quando eram crianças.)

http://www.musee-orangerie.fr/
  

+ Musée des Arts et Métiers (o museu conta a história de várias invenções. Estava tendo uma exposição sobre o TGV que dizia que o recorde de velocidade alcançada foi 574,80 km/h. Uau!! Tem uma igreja que faz parte do museu e inclusive lá está o avião do Santos Dummont.) Obs: A estação de metrô Arts et Métier é bem bonitinha...

http://www.arts-et-metiers.net/



+ Musée Carnavalet (é um antigo hotel particulier - um mini château - que conta um pouco da história de Paris - né Cassia?? Gostei muito!)



+ Centre Pompidou (Museu de arte moderna. Só fomos em uma sala que estava apresentando o trabalho de um designer - Patrick Jouin - que trabalha principalmente com projetos de acessórios para cozinha e mobiliários para restaurantes)

http://www.centrepompidou.fr/


Vimos o pôr-do-sol lá de cima do museu! Dia corrido, mas bem proveitoso!

Bom saber: Segue um link que recebi de uma amiga minha (Fê Trizotto): http://www.paris-26-gigapixels.com/index-fr.html
Através desse site, é possível ter uma vista "panorâmica"de Paris" e ainda tem um breve resumo dos principais pontos turísticos! C'est super!

domingo, 21 de março de 2010

Lá vem o sol....tchu-ru-ru-ru

Tenho até medo de afirmar, mas arrisco dizer que já dá para sentir uma pontinha da primavera no ar. Aleluia!!


 Mas este post, na verdade, é dedicado à Tour Eiffel. Ela merece um espaço exclusivo! Que monumento glamouroso!



Pela primeira vez, consegui subir até o último andar. Êeeee! Para completar, o dia estava lindo!



Obviamente as filas estavam enormes, mas nada atrapalha o encanto que a torre tem. Mesmo ficando de 11h às 14h por lá, e boa parte desse tempo na fila, o programa foi ótimo!



Fui com o Mica (primo) e a Clara (amiga dele) que passaram essa semana lá em casa.


Bom saber: Aliás, muito bom saber!!!! Compre o seu ingresso pela internet que você NÃO pega fila alguma, ou pelo menos, pega uma filinha infinitas vezes menor do que a normal. Vale muito a pena!!! A princípio é o mesmo preço (vende até ingressos com preços diferenciados - ex: crianças, etc.)
Segue o link: http://ticket.toureiffel.fr/


Outra coisa que adorei no passeio. No último andar tem um Champagne Bar. Muito bem pensado! Tudo a ver fazer um brinde no alto da Torre Eiffel. Muito chique e imperdível!