quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Como dar banho em recém-nascido

Vou resumir as anotações que fiz no curso de pais...

- Não é necessário esterilizar a banheira, nem encher com água filtrada. (mas eu sempre passo uma água antes e, de vez em quando, passo um algodão com álcool. Rs!). Pode encher com água da pia ou do chuveiro.

- A temperatura deve ser aproximadamente 36º C.
Para saber se o bebê está com frio ou calor sinta a temperatura da cabeça ou do nariz (veja se está avermelhado ou arroxeado).

- A altura ideal do nível da água é em torno de 10 cm (uns 4 dedos).

- Não pode ter corrente de ar na hora do banho. Sendo assim, fuja de janelas e portas abertas. E o ideal é trocar a criança em um local bem próximo da banheira.

- Nos primeiros dias, a gente enrolava o corpo da criança em uma toalha e lavava primeiro a cabeça e o rosto para evitar a perda de calor, e consequente perda de peso. (acabamos nos acostumamos e fazemos isso até hoje! É mais higiênico, caso a criança faça xixi na água do banho e a gente não perceba, não vamos passar esta água no rosto dela). Depois, secamos bem o cabelo e damos banho no corpo todo:

            - axila, pescoço e braço
- genitália, perna e pé
- vira a criança de bruços para lavar as costas e o bumbum.

- É importante ter cuidado para não deixar cair água no ouvido. Esta é outra vantagem de lavar primeiro só a cabeça e o rosto. Seguramos o bebê de uma forma que permite taparmos o buraquinho do ouvido com os nossos dedos.

- Inicialmente, usamos apenas sabonete próprio para bebê. Shampoo, condicionador e perfume só é recomendado usar após alguns meses.

- O ponto de apoio é a axila do bebê.



É mais fácil do que parece! Não fique assustada.
A Maria Fernanda adora a hora do banho!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho aqui...