Agora que eu me toquei que eu não publiquei nada sobre o curso que eu fiz. Que absurdo! :o)
Fiz um curso de Civilização Francesa na Sorbonne. Acho que valeu MUITO a pena! Revi praticamente tudo o que eu já tinha aprendido de francês na minha vida em um curto período de tempo. E o mais interessante é que você revisa não só gramática, como aprende bastante sobre a cultura e história geral da França. Era muito legal quando a professora ficava nos contando curiosidades de lá. Você aprende francês e ganha conteúdo!
Bom saber: as crianças não têm aula na quarta-feira pois é considerado importante que elas vivam um pouco do ambiente de casa também. Ou seja, se você estiver precisando de um emprego...é uma opção ser babá, pois como os pais trabalham, a demanda por baby sitter nesse dia da semana é ENORME!
Como o curso é para estrangeiros, você conhece gente de todos os cantos do mundo. Isso é muito bom também! E a professora pedia para cada dia um apresentar algum tema para a turma em 15 minutos. A maioria contava sobre o seu país e levava várias fotos...Era o máximo!
Claro que o curso teve pontos negativos. A Sorbonne é super renomada, então o seu nível de exigência fica lá em cima, né? Para começar, o curso não é dado no belíssimo prédio turístico que você já conhece. Esse prédio quem usa são os franceses. Os cursos para estrangeiros são em prédios separados e com uma infraestrutura inferior. Nossa maior reclamação era a limpeza do banheiro!!
Além disso, a professora ficava insinuando o tempo todo que só os europeus têm uma cultura geral do mundo maravilhosa. E muitas vezes ela soltava umas piadinhas do tipo: "Pietro, você conhece esse escritor famoso francês, o resto da turma não deve conhecer." Falando diretamente com um italiano. Enfim, faz parte! Mas acho que a maior implicância dela era com os americanos. Até que ela parecia ter uma certa simpatia pelo Brasil.
Você pode fazer a inscrição para o curso aqui no Brasil mesmo. Eu fiz lá, mas os brasileiros já foram com tudo encaminhado. Só tem que fazer a prova de nivelamento quando chegar.
O curso era bem intensivo! Tínhamos aulas todos os dias e com uma carga horária reforçada. Eram 2 professoras diferentes. Uma ensinava somente fonética - 1h por dia. (30 minutos treinando e 30 minutos no laboratório gravando e escutando sua pronunciação). Essas aulas foram super válidas. A prof. já sabe qual a dificuldade de pronunciação dos brasileiros e espanhóis que é totalmente diferente das dificuldades dos russos por exemplo.
No geral, foi uma experiência maravilhosa! Eu SUPER indico :o)
No último dia, teve uma festinha de despedida.
Conheço pessoas que fizeram outros cursos e também gostaram:
- Alliance Française
- France Langue