domingo, 19 de setembro de 2010

Passeios por Berlim - grandes surpresas!

Preciso dividir uma coisa com vocês: acabei de perder tudo o que tinha escrito! Fiquei arrasada por alguns minutos, afinal, tinha escrito MUITA coisa, mas que jeito!?!? Vou escrever tudo de novo...

Berlim tem MUITA coisa para você fazer/ver!


+ Prefeitura




+ Torre de TV (você pode subir para ter uma bela vista panorâmica e ainda  tem a opção de conhecer o restaurante que fica lá no topo)



Os alemães parecem gostar muito de futebol. E, para a minha alegria, o nosso Brasilllllllllll aparece estampado na  fachada da Nike Store


O urso é o animal-símbolo da cidade. Ele aparece até na bandeira de Berlim.

+ Checkpoint Charlie - era a antiga passagem do lado Leste (comunistas) para o Oeste (capitalistas). Existem umas placas no chão para indicar por onde o muro passava.

O famoso Café Einstein e seu apfelstrudel.


+ Unter Den Linden - é a avenida principal do lado comunista. Eu encontrei a segunda galeria repleta de quadros do Romero Britto (Mensing Galerie). Unbelievable!! Que emoção!! Sempre falei que queria ter um carro pintado por ele e não é que lá eu vi um vídeo (estava sem som e não deu para entender direito) de algum evento que ele participou e tinha um carro pintado pelo próprio Romero.



O dia estava chuvoso. Uma pena, pois queríamos fazer um passeio de balão e por causa do vento, estava fechado. Era um passeio diferente pois o balão não sai voando, ele é fixo, funciona como um elevador. Mas a sensação de estar dentro de um balão deve ser incrível!!!


Em todas as lojas de souvenir eu via um homenzinho na cor verde ou vermelha e não entendia o que era, de qualquer forma, achava super fofo.


Eis que eu me atentei para o sinal de trânsito de lá e vi que era o mesmo desenho que eu já tinha visto em caneta, mousepad, camiseta, enfim, era o tal homem misterioso. Essa foi uma das poucas criações ocidentais que sobreviveu à queda do muro. Achei super diferente e original!! Fiquei pensando: o que poderíamos usar como símbolo nos sinais do Brasil?


Jantamos no Restaurante Dressler. Dica do Frommer's! A decoração remete ao estilo pré-guerra e a comida é muito boa. Mas o ideal é fazer reserva, pois costuma ficar bem cheio.

+ Parlamento

Tem uma filinha para entrar (de uns 40 minutos). A última admissão é às 22h, a gente foi quase na última "sessão" e mesmo assim estava cheio. Eles falam não só da história e do prédio (que é ecológico), mas também comentam sobre as contruções que ficam ao redor. A visibilidade durante o dia deve ser bem melhor.

Bom saber: Você pode usar audioguide (tem até em português - de Portugal). Geralmente eu não gosto de usar, sendo que este é um pouco diferente. Você não precisa ficar parando e apertando o botãozinho. Ele vai no automatico e acompanha o seu ritmo, explicando as coisas referente ao local que você está no momento. Incrível, né?

Curiosidade: Foi na varanda do Hotel Adlon que o Michael Jackson sacudiu um bebê, lembram? Esse hotel fica do lado do Brandenburg Tor, uma espécie de arco do triunfo que é um dos principais monumentos da cidade.


Bom saber: A estação de metrô que tem este mesmo nome do monumento é nova, bem bonita e superinformativa (linha do tempo que apresenta os fatos históricos).


+ Sony Center - um complexo super modernoso de lojas e restaurantes . Obviamente, você encontra um loja da Sony por lá.

Na principal avenida do lado Oeste, Kurfunstendam, você encontra, além de várias lojinhas, uma igreja que foi destruída na Segunda Guerra Mundial, no entanto, suas "ruínas" foram reconstruídas e preservadas.


Pegamos um ônibus - de 2 andares - para ir até a Estátua da Deusa da Vitória (que estava toda coberta e em obras) e acabamos achando um lindo castelo. Foi um passeio bem agradável, tinha uma espécie de parque ao redor...


+ Pergamon Museum - em Berlim, tem uma ilha cheia de museus. Você pode comprar um passe diário para conhecer todos, mas como estávamos com pouco tempo, escolhemos apenas um, o Pergamon. O museu é enorrrrmeee e não dá para imaginar como eles conseguiram transportar tantas obras de arte super-ultra-mega-gigantes da Grécia até lá.



Última foto da viagem - Estátua de Mark e Lênin. Adeus, Lênin e Adeus, Berlim!!! Amei essa foto e foram umas brasileiras que se ofereceram para tirar.


Viagem inesquecível, engrandecedora....e olha que a Alemanha nem estava na minha listinha top 10. Fomos parar em Berlim 'por acaso'. Obrigada Vulcão da Islândia por esta experiência incrível!!!

Lá, você consegue aprender bastante sobre a história das guerras. Tem muita informação disponível, não só dentro do museu, mas de forma gratuita, ao ar livre, nas ruas, nas estações de metrô, por toda a parte...