quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

It's official! << BRASIL >>



26.01 > 02.02

sábado, 23 de janeiro de 2010

Supermercados franceses...uh lá lá!!

Gente,

Tenho que confessar que a primeira vez que entrei num supermercado aqui, minha ficha caiu e vi que realmente era uma vida nova!!

Até que em relação às comidas, não dá para reparar tanta diferença pois as marcas são razoavelmente parecidas. Mas quando cheguei no setor de material de limpeza que me dei conta da minha nova realidade. Não conhecia uma marca...realmente é necessário ler todo o rótulo da embalagem para entender o que é detergente, o que é para dar brilho em superfícies de alumínio, enfim...

Na parte de cosméticos e maquiagens...uma variedade incrível.

Tirei até umas fotos no supermercado. rs!!

Aliás, nós temos ido muito...no Brasil fazíamos uma vez por mês apenas, mas aqui vamos pelo menos 2 vezes na semana. Também estamos comendo muito mais em casa.




Já recebi vários e-mails perguntando: "você está cozinhando??". Então...até que eu estou. A frequência está mais intensa do que no Rio, mas o Nando também ajuda quando estou começando a enjoar...hahaha

Obs: Foto em homenagem a minha mãe que é fã dessa marca. Aqui tem uma variedade enorme de produtos. No Brasil, só conheço o milho e a ervilha, mas aqui tem várias combinações já prontas (milho, milho com ervilha, ervilha, ervilha com cenoura, etc.)




Detalhe > Reparem que eles não usam etiquetas com preço...e sim um visor que é atulizado de forma sistemica....avançado, né? Nunca tinha visto!!



Aqui perto de casa temos 2 opções: Franprix e Simply. Mas quando dá tempo, vamos no Auchan que é mais afastado em compensação é bemmm maior.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Um dia de turista...

Passei um dia inteiro fazendo turismo por Paris.

Confiram as fotos abaixo:

1) Sorbonne
Fui lá ver meu curso. Na verdade, o meu dia começou com esse propósito...mas depois fui andando, andando, andando...como o dia estava bonito (um pouco menos frio), me animei e acabei conhecendo bastante coisa.




2) Chapelle Notre Dame de la Medaille Miraculeuse
Estava fechada...mas a Rue do Bac (que é onde fica a capela) é uma gracinha. Valeu a pena de qualquer forma ter ido até lá!!




3) Le Bon Marché
Uma galeria tipo a Lafayette que vende diversos produtos de marcas renomadas. Fica próxima a Rue du Bac. 




4) Place de la Concorde




Detalhe típico parisiense...




5) Angelina
Casa de chá fundada em 1903. Lá vende um chocolate quente delicioso...super cremoso. Descobri que também tem essa loja no Japão. Curioso, né??




7) BHV
Uma loja de departamentos que fica na Rue de Rivoli (próximo ao Hôtel de Ville). Observem o detalhe importante: os SOLDES!!



8) Hôtel de Ville




Em frente a prefeitura, tinha essa pista de patinação no gelo. Até que estava bem movimentado...




9) Loja do Museu Pompidou


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

:: Bélgica > parte 1 > Bruxelas ::

Na ida e na volta de Amsterdã, paramos em Bruxelas (que fica bem no meio do caminho). Aproveitamos para ver o Leo e conhecer a cidade também.



A primeira coisa que fizemos foi seguir a dica do nosso papa (Fromer´s) e jantamos num restaurante super charmoso. Ainda fizemos amizade com uns senhores que estavam ao nosso lado. O Nando adorou a cerveja Blanche de Bruge.


 

___________________

Restaurante ´t Keldere
Grand Place 15. A entrada é típica dos ‘finds’ do Frommer´s...uma portinha singela que tem uma escada estreita. Pelo lado de fora não dá para imaginar que o espaço é tão aconchegante).
_____________________





Grand-Place


 


Cathédrale des Sts-Michel-et-Gudule




 
Fomos numa festinha de Ano Novo na casa de uma brasileira amiga da Ariadne (namorada do Leo). Fun!! Descobrimos várias curiosidades sobre a vida da família real de lá.







Atomium


Esferas gigantes e interligadas que imitam um átomo. É interessante...nós não visitamos o monumento internamente. Mas lá no alto tem restaurante, exposições e uma vista panorâmica da cidade...




Ainda fomos para Bruges e Ghent... > parte 2!!


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Amsterdã é o máximo!! (mesmo sem flores)

Alugamos um carro para conhecer Amsterdã. A viagem foi tranquila na ida...boa estrada e pouco trânsito. Mas na volta, pegamos uma nevasca tensa...


Bom saber: Na entrada da estrada, tem uma máquina que emite um ticket e você só tem que pagar o pedágio na saída. A cobrança é feita de acordo com a kilometragem percorrida.

Dirigi o Meriva mãe, só para testar em sua homenagem :o)





A cidade é muito fofa!! A paisagem estava toda branquinha de neve. Imagino que na época da primavera seja ainda mais bonita...




O Nando teve uma reunião de trabalho em Rotterdan e acabei me desencontrando da Bruna. Então, no primeiro dia, fiquei passeando sozinha pela cidade.


Museu do Van Gogh

(14 euros)



A maior coleção de obras do Van Gogh está reunida neste museu. Foi interessante conhecer um pouco mais da sua história de vida. Sua trajetória de artista durou apenas 10 anos.

Estava tendo também uma exposição das obras de Alfred Stevens. Gostei bastante!!

 Museu da Heineken
(15 euros)



Dica de Luli > amei !! Publicitários não podem deixar de ir...

Branding experience total...passo até mal só de lembrar! O espaço é super descontraído, você pode tirar fotos, fazer filmes, o que quiser (óbvio, né? Propaganda gratuita da marca). Enfim, o museu é bem interativo e reúne o histórico, a evolução da logomarca, simulador de cerveja, “aulas” de todo o processo de produção e envase, propagandas antigas, garrafas personalizadas com o seu nome, ainda tem um bar e a lojinha (claro...).

Ah! E você ainda tem direito a 3 copos de cerveja. (Essa parte eu já não ligo...)





Bom saber: Lá nos deram uma excelente dica de onde parar o carro: Stadionplein (= Estádio Olímpico). 6 euros por 24 horas e você ainda ganha o ticket do bonde que dá direito a ida e volta até o estacionamento.

As regras de trânsito em Amsterdã são super rígidas. Eles parecem fazer o possível para atrapalhar o uso do carro e incentivam o uso de bicicletas. E assim, eles conseguiram fazer com que a cidade não tenha trânsito mesmo sendo uma metrópole.




Você encontra por lá todos os tipos de meio de transporte: charrete, bike, carro, bonde, ônibus...tem que ter cuidado para não ser atropelado :o)


O Nando estava querendo fazer experiências com os lagos congelados, mas não encontrou nada pesado para jogar na água e fazer testes.






Anne Frank Huis (=Casa da Anne Frank)
8.50 euros - estudante

Um museu rico em história, mas com um clima super pesado. De qualquer forma, vale a pena a visita. Conta um pouco da história de uma família que viveu trancada em um esconderijo por mais de 2 anos para fugir da perseguição dos nazistas na época da II Guerra Mundial.





Casa Rambrandt
6 euros – estudante (audioguide gratuito)

Conhecemos o lugar onde Rambrandt fazia suas obras primas! Mas a história dele não é tão pomposa assim...ele faliu e perdeu tudo o que tinha na casa, inclusive o próprio imóvel.

Uma característica interessante sobre as suas obras é que ele praticava uma técnica diferente de impressão e reprodução das suas artes.

Foi o museu menos interessante que fomos.

Feira de Waterloo

Um bazar ao ar livre de coisas usadas e esquisitas. Mas nos divertimos muito por lá!! Inclusive encontramos o vestido de noiva da Bruna e aproveitei para escolher a roupa que usarei no casamento deles em Roma (que foi feita pelo mesmo estilista!!)




Essa foi a nossa viagem. Adoramos, Bru & Rafael!!





terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Nosso primeiro domingo em Paris...

Saímos com a intenção de ir no Museu do Picasso, mas está fechado para reformas :o(

Acabamos fazendo um passeio típico dos parisienses: passeamos pelo bairro Marais.

Hôtel de Sully
Entramos por acaso nesse espaço. Vimos uma porta sem nenhuma placa indicativa, mas tinham pessoas entrando e resolvemos ver o que era. Passamos por um corredor que tinha uma lojinha/biblioteca e continuamos andando mais um pouquinho até dar de cara com esse lugar lindo da foto abaixo. Uma casa antiga com uns jardins super bem cuidados. Très agreable!


Place Vosges
Seguimos andando pelas áreas do Hôtel de Sully e saímos de um outro lado da rua numa pracinha também bem charmosa. Cheia de crianças brincando de fazer bola de neve e ao fundo uma paisagem de árvores secas (sem uma folhinha sequer).



Crepe de banana com nutella em La Bastille

O Nando finalmente matou o desejo de comer esse crepe...estava super delícia!!

Após esse lindo passeio, enfrentamos uma maratona de metrôs e RER até chegar na IKEA onde compramos coisinhas para a nossa casita!!

Para finalizar o dia, o meu querido marido fez o jantar. Sua especialidade: strogonoff de frango ao curry. Hum...magnifique!!



Muito bom o nosso domingo...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite...

O Nando teve aula nessa sábado e fui me aventurar por Paris.


Descobri uma loja no subsolo do Shopping 4 Temps em La Défense que é uma graça, senão me engano se chama Maison du Monde. É só de coisinhas para casa, mas estava tão cheia por causa dos soldes...


Tentei ir na Igreja da Medalha Milagrosa, mas acabei pegando o metrô errado. Ops!! E desisti, pois tinha combinado um horário no Louvre com o Nando e ia acabar não dando tempo de ver com calma.




Fiquei horas na livraria do museu...acabei comprando um livro com várias dicas de programas diferentes em Paris a custo 0! Interessante..heheh. O livro só custou 2.90 euros :o)


Vejam a capinha dele. Na verdade, eu comprei a edição 2010 que a capa é rosa e o livro está super atualizado!!







De lá, fomos até a Galerie Lafayette. Comemos o famoso macarron que é super típico aqui. Realmente é gostoso! Os sabores são bem variados. O Nando comeu de chocolate com pistache e eu de nozes com chocolate e mel.






Encontramos a Cristiane e fomos jantar no City Crepes em Saint German. Bem gostoso e o preço é ótimo também!
Descobri que os frances consideram a cidra (=uma espécie de champanhe) uma excelente combinação para acompanhar o crepe.

Bom saber: Na França, você não precisa dar 10% para os garçons. Se você amou o atendimento pode deixar 1 ou 2 euros que eles já ficam super satisfeitos!




Nosso dia foi longo. Ainda fomos no cinema ver "Pas si simple" no Forum Les Halles. Bem legalzinho!

Bom saber: o desconto de estudante não funciona durante o fim de semana. Só até sexta às 19h...(pelo menos na rede de cinemas UGC)

Ufa!! Esse foi o nosso sábado...Bem produtivo, né?


Parabéns, tia Fatinha!!!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Vida que segue...

Fomos no Centre Comercial 4 Temps (que fica em La Défense) para comprar um chip de celular. Fomos com um amigo do Nando (Wataru, um japonês que já morou no Brasil) que também queria resolver a questão do telefone. Conversando com ele, descobrimos várias curiosidades sobre o Japão.

Você sabia? No Japão, os trabalhadores só têm direito a 1 semana de férias por ano...


(Obs: Depois que eu fui ver a nota fiscal com calma e o atendente colocou o meu nome errado. Eu e o Nando rimos muito quando descobrimos.)

Madamme Filomena Mendes

Dei uma rápida olhadinha nos soldes (= época das promoções) que começaram no início desta semana) e o Remi nos encontrou no shopping. De lá fomos num italiano chamado Tirex. Fiquei contente pois, além da comida ser muito boa, o garçom era um francês muito simpático.




Foto acima: tirada pelo garçom simpático.

____________________________
Fuxia - 42 Place du Marche - St Honore
Tagliete du Jour (17.90 euros)
A comida é servida em um prato retangular super grande!!
De sobremesa, um fondant au chocolat (=petit gateau, mas sem sorvete)
____________________________



Foto acima: Nando e Remi em frente a Opera de Paris.




Dêeee, feliz aniversário!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Momentos inesquecíveis!

No primeiro dia, fiquei do lado de fora do alojamento pois não conseguia abrir o portão. Até que um anjo surgiu do nada e me ensinou uma tal senha para entrar no prédio (aliás, tenho certeza que não irei mais esquecer depois de ter passados uns longos 5 minutos congelando no frio).







Para comemorar o dia 05, fomos jantar no restaurante L'Entrecôte de Paris que fica na Avenida Champs Elysées. (Lembra, Luli?) Da outra vez que estivemos em Paris tínhamos jantado nesse restaurante também e para variar foi uma delícia.

_______________________________________



L'Entrecôte de Paris - 29 Rue de Marignan - Paris 8e
Pedimos a sugestão da casa (20,90 euros):
- Entrada: salada com nozes e um molho especial
- Prato: bifes cortadinhos e batatas fritas à vontade. Se acabar é só pedir mais!

E de sobremesa, comemos uma tarte aux fraises (= tartelete de morango)...magnifique!!
___________________________________________


Obs: Ainda está tudo enfeitado de Natal. Uma gracinha!!





quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Lar doce lar!

Até que o nosso alojamento é bem ajeitadinho. Foi recém-reformado.

A nossa casa tem 2 ambientes (fora o banheiro) e ainda temos 2 camas extras (ou seja, estamos aptos a receber visitas).


Vejam algumas fotos:


- Nossa sala....com a bicama para visitas :o)



- Nossa cozinha com fogão, mini geladeira, microondas e ainda tem uma mesa de 4 lugares que saiu cortada na foto.


- Nosso quarto (no caso só dá para ver as camas com as fronhas que ganhamos no último segundo antes da viagem da Biba e do Thales).



- A vista da nossa janela hoje pela manhã (uiii, que frio!)



Bonne soirée!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Primeiros dias

Ainda estamos bem no início da viagem, mas já aconteceram vários episódios!!

A própria ida para o aeroporto foi engraçada. O Galeão estava lotado. Super estranho, nunca vi igual! Ainda por cima, o Nando esqueceu o casaco na casa dos pais e o Santo Marcos e a Santa Ju voltaram para pegar (e Santa Mamãe que foi quem reparou). Tinha uma megaaa fila no portão de embarque de fazer caracol e tudo. O nosso vôo atrasou e por aí foi indo...

A chegada em Madrid foi um pouco conturbada, perdemos a conexão e ficamos um tempinho de bobeira no aeroporto. Para completar o avião ainda ficou um bom tempo parado na pista antes de decolar, mas fora isso foi tudo certo. Ganhamos um vale almoço pela companhia aérea que o Nando aproveitou bastante (foto abaixo) e também dormimos bastante nos vôos pois estávamos bem cansados.

Chegando em Paris, minha mala veio com um pequeno rasgo. Fui no balcão reclamar e a francesa super simpática perguntou se eu estava falando sério. Uma delicadeza em pessoa!! Me mostrou um aviso dizendo que a companhia não se responsabiliza por pequenos desgastes que as bagagens tenham sofrido ao longo do trajeto e saiu sem falar mais nada. Incroyable!






Por que do blog?!?!

Salut, amigos e família!!

Resolvi criar este blog para dividir com vocês um pouco da experiência que estamos tendo. Foi tudo tão corrido que alguns ainda nem sabem que estamos em Paris.

Recebi vários e-mails fofos de amigos, mas acho que fica mais fácil tentar responder tudo por aqui do que dar várias respostas diferentes sobre o mesmo assunto.

Obs: Li todas as respostas de quem não pode ir na despedida, mas nem se preocupem, eu convidei super em cima da hora e a data não ajudava também...

Tentarei colocar fotos sempre que possível.

Bjos

Nanda & Nando